Campanhas com foco em acessibilidade e inclusão fazem parte de um movimento mercadológico e geopolítico em ascensão
O mundo tem passado por intensas transformações nas últimas décadas. Alguns conceitos estão sendo deixados para trás e novas propostas têm surgido. Diante tudo isso, a inclusão e acessibilidade são elementos essenciais no desenvolvimento atual de qualquer área, especialmente o marketing digital.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, no mundo, há mais de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência. Só no Brasil, são mais de 45 milhões. Apesar desses números, apenas cerca de 2% dos sites – sejam eles blogs, e-commerces ou redes sociais – possuem ferramentas que oferecem algum tipo de acessibilidade digital.
Uma vez que pouquíssimas plataformas digitais e ações de marketing são pensadas para incluir essas pessoas, há todo um mercado consumidor em potencial sendo deixado de lado pelas empresas.
O que é acessibilidade digital
O marketing digital é a base da comunicação online hoje em dia e muitas empresas sabem disso e têm investido no desenvolvimento do setor. Obviamente, o marketing atento à inclusão e acessibilidade citadas anteriormente é designado como marketing acessível.
Falar em acessibilidade digital é falar em meios que tornem as ações de marketing acessíveis a todos, inclusive às pessoas com alguma deficiência. Em 2019, uma pesquisa realizada pela Click-Away Pound mostrou que 69% dos participantes com alguma deficiência desistem de comprar ou até mesmo navegar em alguns sites devido às barreiras de acessibilidade no caminho.
É válido lembrar que a acessibilidade não existe apenas para pessoas com deficiências permanentes, mas também para aquelas que sofreram algum acidente e precisam desse suporte por determinado período.
Como tornar os seus conteúdos mais acessíveis
Agora que você já entendeu que existe um importante mercado carente de produtos digitais pensados nele, é hora de descobrir como trabalhar para trazer esse público até você. É preciso ter em mente que no marketing inclusivo, assim como no tradicional, tudo é importante: a escolha das cores, das letras, o que vai ser dito, as imagens.
A grande questão é que geralmente os profissionais do setor não costumam pensar em quem tem deficiência na hora de construir suas personas.
Já pensou em legendar os vídeos que posta em suas redes sociais? Esse é um ajuste simples, que pode ser feito com basicamente qualquer editor de vídeo, e que já leva acessibilidade a deficientes auditivos.
Outro exemplo é o uso das descrições das imagens do site. Todas as imagens do seu site ou loja virtual podem receber uma descrição específica, que diz o que a imagem está mostrando para aqueles que não conseguem enxergar. Essas pessoas geralmente contam com o chamado “Leitor de Tela”, um aplicativo que lê e descreve o que está na tela do celular ou do notebook para ela.
Inclusive, sites e blogs que utilizam a descrição de imagens são mais bem ranqueados em buscadores como o Google, sabiam?
Já a adaptação para navegar no site pelo teclado, dispensando o uso do mouse, o torna acessível a quem tem problemas motores ou está temporariamente sem poder usar as mãos. Atualmente, existem várias tecnologias ligadas à acessibilidade digital e várias outras medidas que podem ser tomadas visando esse público.
Então, que tal pensar um pouco sobre o assunto na hora de atualizar seu site ou realizar suas postagens em redes sociais? Pode parecer uma diferença pequena, mas acredite, pode ser o diferencial que faltava na sua marca.