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Google Trends: saiba como usar a ferramenta na sua estratégia de marketing

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O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que nos permite acompanhar a relevância de determinadas palavras-chaves ao longo do tempo. 

 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Google Trends e sua aplicação no marketing digital, em especial, no inbound marketing

 

O que é o Google Trends

 

Criado em 2006, o Google Trends (do inglês “tendências”) é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

 

Ao pesquisar por uma palavra, a ferramenta mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo — que pode ser pesquisado a partir de 2004 — e o vertical, o volume de buscas.

 

É possível refinar a pesquisa por critérios de país, tempo (buscas realizadas nas últimas 5 horas, por exemplo), categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc.) e tipo de busca (por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube ou “web search”, que é a pesquisa clássica do Google).

 

Como funciona o Google Trends?

 

Os resultados do Trends são uma parte coletada dos resultados totais do Google. O buscador coleta os dados, categoriza-os, conecta-os a um tópico e remove informações pessoais.

São excluídos os dados pesquisados por poucas pessoas, buscas por um termo realizadas pela mesma pessoa em um curto período de tempo e caracteres especiais. 

 

Curiosidade: Todo ano o Google faz uma retrospectiva em vídeo dos termos mais buscados. Olha só como foi em 2023:

 

https://www.youtube.com/watch?v=3KtWfp0UopM&t=10s 

 

Por que utilizar o Google Trends?

 

Será que a ferramenta serve para seu negócio?

Se você trabalha com Marketing Digital a resposta é: com toda certeza! Algumas razões para usar o Google Trends são:

 

  1. Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas. Importantíssimo para conteúdo e SEO;
  2. Para encontrar tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
  3. Para comparar termos: biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou keyword?  Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar em sua ação de marketing.

 

Como usar?

 

Para começar, vá até a página https://trends.google.com/trends/ 

 Não é necessário fazer um cadastro para começar. Na primeira página, você encontra os temas que têm sido mais discutidos na internet. Você pode digitar um termo de busca na caixa “explorar tópicos”. 

 

Ao digitar um termo no campo de pesquisa do Google Trends, você tem acesso a uma série de informações.

 

Interesse ao longo do tempo

Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.

 

Um valor de 100 é o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Da mesma forma, uma pontuação de 0 significa que o termo teve menos de 1% da popularidade que o pico.

 

Interesse por região

 

Para descobrir em qual local seu termo foi mais buscado durante um período específico. Os valores também são calculados em uma escala de 0 a 100.

 

Importante: um valor maior significa uma proporção maior de consultas, e não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre “bananas”.

 

Consultas e tópicos relacionadas

 

Mostra outros tópicos e consultas similares ao termo que está sendo explorado e que foram pesquisados pelos usuários.

 

É uma boa funcionalidade para encontrar palavras-chave alternativas.

 

Principais? Em ascensão?

 

Nos resultados você deve ter percebido que há essas duas opções.

 

  • Principais são as consultas e tópicos que mais foram pesquisados.
  • Em ascensão são consultas e termos relacionados ao maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior.

 

Importante: resultados marcados como “Aumento repentino” tiveram um aumento pouco relevante, provavelmente devido ao fato de que essas consultas são novas e tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.

 

O Google Trends é uma excelente ferramenta para ser usada em qualquer negócio. 

Além disso, você pode usar outras funcionalidades do Google para auxiliar suas ações de Marketing Digital.

 

Fonte: RD Station

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