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Influenciadores gerados por IA e o futuro do marketing de influência

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Há algum tempo temos notado a população do ChatGPT e o recorrente uso da inteligência artificial na rotina de trabalho das empresas. O marketing é, sem dúvidas, um dos setores mais afetados pela tecnologia.

Acompanhamos a IA sendo utilizada para responder perguntas simples, criar conteúdos de acordo com necessidades e solicitações específicas, fornecer ideias e fazer análises. É um fato que tudo isso facilita a vida dos profissionais de comunicação e reduz custos.

Não demorou muito para ver imagens e vídeos também sendo gerados por IA, inclusive, como ferramentas de influência nas mídias sociais por diversas empresas. Mas, qual o impacto desse rápido avanço para o marketing? É isso o que veremos neste artigo.

 

Quão longe a inteligência artificial pode chegar? 

O uso da inteligência artificial nas redes sociais pode surpreender muita gente, já que as plataformas atingem milhares de pessoas ao redor do mundo e são importantes canais para campanhas de marketing, com destaque para o Tik Tok.

Segundo o Demand Stage, “o TikTok tinha 1,7 bilhão de usuários registrados em 2024. Isso representa um aumento de 390% desde 2018. A previsão é que esse número chegue a 2,13 bilhões em 2025”, enquanto “relatórios mostram que o Instagram tem 2 bilhões de usuários ativos mensais”, aponta o SproutSocial.

Considerando o crescimento de usuários do TikTok e o surgimento de novos recursos de inteligência artificial nos últimos meses, era de se esperar que, mais cedo ou mais tarde, a plataforma incluísse novas ferramentas nesse sentido.

E isso está acontecendo. Já é possível ver um novo botão para avisar que o conteúdo foi criado com IA.

Mas a rede não vai parar por aí. O TikTok tem avaliado a possibilidade das marcas criarem seus próprios influenciadores por meio de IA.

Conforme relatado pela The Information:

“O recurso, que ainda está em desenvolvimento, geraria um roteiro para um anúncio em vídeo com base em uma solicitação enviada pelo anunciante, bem como um influenciador gerado por IA para atuar no vídeo, de acordo com um anunciante que viu planos para a ferramenta. Os comerciantes da TikTok Shop também podem usar a ferramenta de influencer IA para promover seus produtos, disseram duas outras pessoas que ouviram sobre a proposta diretamente da equipe da TikTok”.

Esse pode ser um movimento inteligente quando se analisa a quantidade de dinheiro que as pessoas gastam na plataforma. Conforme o Social Media Today, os usuários do TikTok gastaram US$ 3,8 bilhões em 2023, enquanto os usuários do Douyin gastaram US$ 270 bilhões, especialmente com compras em transmissões ao vivo.

Os gastos do público ocidental estão muito atrás daqueles do público asiático, mas ainda representam grandes oportunidades para empresas em todas as regiões.

Se esse recurso for realmente lançado, em breve começaremos a ver ainda mais conteúdo gerado por IA não apenas em texto, mas também em vídeo.

Restam algumas dúvidas.

Os empregos dos verdadeiros influenciadores humanos serão ameaçados? Quão bom será esse conteúdo?

Os influenciadores que vemos hoje serão substituídos por “pessoas” criadas em prompt. Apesar de ser provavelmente mais barato fazer uma campanha com um influenciador virtual, sabemos que falta à IA algo importante quando se trata de marketing de influenciadores: humanização.

Um influenciador criado por IA não terá experiências reais com um produto e não será capaz de compartilhar sua opinião real sobre ele. Além disso, humanos se conectam com humanos, e trabalhar com pessoas reais ainda será o preferível ao trazer personalidade, emoções, abordagens e personalização às campanhas digitais.

Então, qual é o benefício da Inteligência Artificial neste contexto?

Ter uma “pessoa” para criar conteúdo e falar do seu negócio com menor custo é algo relevante, mesmo sem todo aquele valor que a humanização pode proporcionar. Se as empresas procuram abordagens mais superficiais, certamente vai funcionar. É o que a Magazine Luiza tem feito com a Magalu.

 

 

Outro ponto é que, para fazer compras ao vivo, as marcas não precisarão ter uma pessoa real conversando e expondo produtos e preços — sem compartilhar experiências reais, claro — então será possível ter lives transmitidas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para vender dia e noite.

Saiba mais sobre essa novidade no nosso conteúdo do Instagram.

IA para interagir com seguidores no Instagram

A Meta não quer ficar para trás nesta corrida. Aliás, o Instagram tem mais usuários ativos que o TikTok – pelo menos por enquanto.

Há rumores de que a plataforma pretende trabalhar não na criação de conteúdo, como o TikTok, mas sim no engajamento.

Conforme relatado pelo The New York Times:

“O programa, que está em fase inicial de testes e é conhecido como ‘Creator A.I.’, permitiria a influenciadores conversarem com fãs por meio de mensagens diretas na rede social e, potencialmente, por meio de comentários no Instagram no futuro, de acordo com cinco pessoas informadas sobre os planos da empresa”.

As mensagens (e talvez comentários) imitariam a forma como os usuários interagem com seus seguidores.

O objetivo aqui é tornar mais fácil para criadores e marcas com muitos seguidores responderem às interações de seu público. Assim que uma mensagem chega, a IA envia uma mensagem personalizada. Parece interessante, né?

Um benefício para as marcas

Será muito mais fácil responder dúvidas, reclamações e também vender, já que não precisarão de uma pessoa para responder mensagem por mensagem.

Um problema para os criadores

Se você segue alguém que o inspira ou que você aprecia como artista, ficaria satisfeito em receber uma resposta no Instagram que claramente não foi escrita por ele?

Os fãs querem ser notados pelos seus ídolos, estão seguindo uma pessoa real. E, lembrando mais uma vez, os humanos se conectam com os humanos.

Segundo o The New York Times, Mark Zuckerberg definitivamente não quer ficar para trás e está investindo muito para competir com Google, Microsoft e OpenAI, afirmando que a tecnologia é um “motor de oportunidades cada vez mais importante”. Portanto, podemos esperar ver mais movimentos da Meta em relação à IA em um futuro próximo.

E agora?

Se o TikTok e o Instagram estiverem realmente trabalhando nesses novos recursos, teremos que esperar até que sejam lançados para avaliar suas potenciais oportunidades ou riscos.

Não podemos negar que todos eles parecem interessantes e promissores. Porém, o uso deliberado de IA nas rotinas de marketing, sem levar em conta a importância das conexões humanas, pode não ser tão bom para as marcas.

 

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