Nos últimos anos, o cinema tem passado por uma revolução silenciosa, mas poderosa: as mulheres estão conquistando espaço como protagonistas, diretoras e roteiristas, moldando as narrativas e quebrando recordes. O Oscar 2025 reflete essa mudança, com diversas produções lideradas por mulheres disputando as principais categorias.
As mulheres no centro das premiações
Entre os filmes mais indicados este ano, “A Substância”, “Ainda Estou Aqui”, “Anora” e “Wicked” mostram a força feminina tanto na frente quanto atrás das câmeras. Coralie Fargeat, diretora de A Substância, garantiu uma indicação a Melhor Direção, um feito ainda raro para mulheres na premiação. Já Demi Moore, protagonista do filme, concorre a Melhor Atriz, consolidando seu retorno triunfal ao cinema
No Brasil, Fernanda Torres fez história ao ser indicada por sua atuação em Ainda Estou Aqui, um drama baseado em fatos reais que também disputa Melhor Filme Internacional.
O impacto feminino na grande tela
O musical Wicked, estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande, resgata uma história icônica da Broadway sob uma nova perspectiva, misturando fantasia e empoderamento. Já Anora, dirigido por Sean Baker, traz uma narrativa intensa protagonizada por Mikey Madison, que também disputa o prêmio de Melhor Atriz
Além disso, 2025 marca o retorno da Disney à premiação com Moana 2, que, apesar de não figurar entre os principais indicados, reforça a presença de mulheres em animações que inspiram novas gerações
Um Oscar cada vez mais feminino
O número crescente de mulheres em categorias-chave do Oscar reflete uma transformação no mercado cinematográfico. Diretoras como Coralie Fargeat e roteiristas como as responsáveis por A Substância e Anora provam que as mulheres estão definindo os novos rumos da sétima arte.
Com filmes que abordam temas profundos, interpretações memoráveis e histórias que ressoam com o público, a edição de 2025 do Oscar pode ser um marco para a representatividade feminina no cinema. Se antes as mulheres eram minoria nas premiações, agora elas são protagonistas dessa nova era cinematográfica.