A mudança tecnológica possibilitou novas táticas em comunicação, sendo assim os 4 p’s também foram aperfeiçoados. Conheça mais sobre o assunto.
Contextualizando
Os 4P’s do marketing foi uma teoria formulada no final da década de 60, mas com o tempo ela foi sendo aprimorada, podendo existir até 9 P’s dependendo de qual é o tipo da empresa.
Mas, há um pequeno detalhe nela que faz com que seja necessário os 4C’s, ela visa o produto e não o consumidor. Os 4 C’s diz que mais importante que ter um produto bom é você satisfazer a necessidade do cliente.
Os 4C’s
Os 4C’s do marketing são: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. Cada um desses pilares são importantes para que as empresas entendam o consumidor não só como números, mas sim como pessoas. Confira agora um resumo de cada um desses pilares:
1 – Cliente
O C de cliente é análogo o P de produto no modelo do 4P’s. Isso acontece, pois agora o foco é pensar em quais são as necessidades e desejos dos consumidores, ao invés de pensar em quais são as propriedades do produto.
2 – Custo
O C de custo é análogo ao P de preço no modelo dos 4P’s. O custo de um produto não inclui somente o preço dele na prateleira, mas outros fatores podem influenciar no seu valor para a pessoa. Um exemplo bem simples de custo é o tempo que a pessoa demora para chegar ao produto.
3 – Conveniência
O C de conveniência é análogo ao P de praça no modelo dos 4P’s. Nesse caso há algumas distinções quanto ao objetivo das duas teorias. O P de praça diz respeito ao local onde o produto é vendido, enquanto que o C de cliente diz respeito a adequar o local de compra à necessidade do cliente.
4 – Comunicação
E por fim, o C de promoção é análogo ao P de promoção no modelo dos 4P’s. Enquanto a promoção se preocupa em persuadir ou influenciar o consumidor a comprar um produto, a comunicação busca a interação com o público, para que a partir dela possa gerar as vendas.
Você já entende a necessidade do seu cliente e como atendê-la? Se precisar de ajuda pode chamar a gente.
– Equipe Canndu